quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Turismo e redes sociais: porque devem andar juntos?

Segundo a empresa de pesquisa de mercado na área de viagens PhocusWright, o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente em turismo. Salientam que as redes sociais usadas com fins relacionados com viagens tem crescido mais que a própria indústria do turismo, sendo o Facebook e o TripAdvisor os mais populares, este último com 35,382,000 visitantes mensais.
Na área do turismo e viagens as recomendações e opiniões isentas são de extrema importância. É por isso mesmo que os sites de “reviews” online de restaurantes, hóteis, locais, etc, abundam pela web e têm tanto peso nas decisões dos viajantes. Além disso, o que as pessoas fazem nas férias? Tiram fotografias e videos. Até um simples post ou foto de um determinado local de férias pode ser actualmente adicionado por telemóvel no Facebook em tempo real enquanto a pessoa visita o mesmo. As redes sociais permitem assim partilhar as experiências das suas férias com o mundo. E o que são as redes sociais senão a partilha de conteúdo?
Patricia Brusha (hospitality.net) afirma que existem vários tipos de perfis diferentes de utilizadores das redes sociais relacionado com viagens e turismo:
15-25 anos: Redes Sociais: mySpace, Facebook e Youtube. As preferências vão para a partilha de experiências de viagens, videos e fotos.
30-45 anos: Redes Sociais: tripadvisor, travelpod, tripit, Wiki. Usam ferramentas e recursos e preferem visitar grupos relacionados com determinados nichos: comida gourmet é um óptimo exemplo. Adoram visitar e escrever em sites de “reviews”.
Profissionais da área do turismo: Redes Sociais: Linkedin, Plaxo, FastPitch, wiwih e Twitter: Juntam-se a associações profissionais relacionadas com turismo.
+ de 45 anos: Redes Sociais: Exploram devagar as redes sociais disponíveis, sentem-se intrigados pelas mesmas mas ao mesmo tempo confusos. Necessita de ter páginas simples com FAQ’s e “calls to action” também simples.
5-9 anos: Redes Sociais: Webkinz, Disney, Nickelodeon e Barbie! Querem aprender, ganhar prémios e recompensas. Pense em ter uma zona para crianças no seu website, são uma parte muito importante no processo de decisão!
Algumas oportunidades a considerar na utilização das redes sociais na área do turismo:
  • Utilize-as para SEO: a maioria das redes sociais são websites de grande autoridade junto dos motores de busca. Ao ter a sua presença e links nas mesmas, está a ajudar a aumentar o ranking do seu website no Google e noutros motores de busca.
  • Novos clientes: Usando novos canais diferentes do habitual está a aumentar a probabilidade de chegar a novas pessoas, ajudando as mesmas a encontrá-lo de outras formas além do website podendo assim ganhar mais clientes novos.
  • Comunicação efectiva: Sabendo o que dizem de si nas redes sociais e participando da comunicação cativa e potencializa a sua relação com actuais e potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
  • Passa-palavra: O chamado “word of mouth”, uma ferramenta poderosa na área do turismo. As pessoas que estão nas redes sociais relacionadas com viagens são ávidas por informação relevante e original. Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito viral.
  • Gestão da reputação online: Estando presente nas redes sociais e fazendo uma monitorização e controle constante das mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
  • Tecnologia divertida! Se nunca pensou que utilizar as redes sociais pode ser divertido, então na área do turismo tem uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que o irá ajudar a atrair potenciais clientes: videos, artigos, ebooks, widgets, álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
  • Fazer parcerias com marcas que o completem: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, em 99,9% dos casos não está sozinho. Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efectuar parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes, restaurantes, empresas de actividades, hóteis, etc, pode completar a sua presença e oferta nas redes sociais.
  • Dar a conhecer a sua região: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, este está inserido numa determinada região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a conhecer o seu hotel ou restaurante, seja criativo e use as redes sociais para dar mais às pessoas ajudá-las a conhecer a sua região, criando um apetite maior por visitar a mesma.
No mundo das redes sociais online ligado ao turismo e viagens, podemos dizer que os potenciais viajantes querem o mesmo que leram de outros viajantes: aquela viagem fantástica com tudo que têm direito. Só tem de ir onde eles estão.


Fonte: http://www.digitalmarketing.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário