quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Apresentação

Você  Redes Sociais ?
                                                         Você Turismo ?

Então, esse blog foi feito para você !

     O blog foi criado por Caio, Larissa, Lívia e Thabatta. Somos alunos do 4º semestre de Turismo e Hospitalidade da FATEC-SP e cursamos a disciplina Relações Públicas, ministrada pela professora Joana Ormundo. 
     A criação do blog tem como objetivo apresentar informações sobre a comunicação no Turismo. Para isso, escolhemos o tema "Contribuições das redes sociais para o turismo".
     As redes sociais estão mesmo mudando o mundo. Se você achava que somente pessoas podiam se promover via facebook ou twitter, agora cidades e até países estão interessados em divulgar suas belezas naturais e culturais para incentivar o turismo.
     Difícil imaginar que alguém em tempos de smartphones e internet em tudo quanto é lugar pense em viajar para algum ponto turístico qualquer e não dar uma pesquisada no google ou com os amigos nas redes sociais.
     Nas próximas postagens, você terá informações interessantes sobre hostel, albergue da juventude e couchsurfing, saberá porque o Turismo e as Redes Sociais devem andar juntos, e muito mais !

Sejam bem-vindos !



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Redes sociais importantes na hora de reservar férias

   No último ano, as redes sociais como o TripAdvisor ou o Facebook aumentaram a
sua importância no processo de decisão do local de férias, de acordo com um 
estudo da World Travel Market.
   Um em cada quatro inquiridos que teve pelo menos um período de férias com mais
de sete dias em 2011 referiu ter consultado as redes sociais, um aumento de 36%
face ao ano anterior.
   O TripAdvisor continua a ser a marca dominante, utilizado por dois terços
dos utilizadores das redes sociais. O Facebook e os sites de Turismo e
Viagens atraíram um em cada quatro inquiridos que usufruiram de férias.

   Mais de um terço dos utilizadores de redes sociais acabou por mudar
de hotel como resultado da informação obtida em sites como o Facebook ou TripAdvisor.


No facebook, uma página interessante é o PORTAL TURISMO EM SÃO PAULO, 
que divulga notícias sobre o Turismo no Estado de São Paulo, oferece dicas de 
passeios, mostra eventos importantes em diversas cidades e faz com que o viajante
 conheça mais sobre o turismo em São Paulo.

SÃO PAULO - UM ESTADO, MUITOS DESTINOS. 




HOSTELWORLD


Para os viajantes que gostam de se hospedar em albergues ou hostel, temos algumas opções de sites em que as pessoas podem fazer suas reservas, coletar informações a respeito do lugar que deseja visitar e também postar comentários de experiencias positivas e negativas sobre os lugares por onde passou ou se hospedou.

Hostelworld é um dos principais sites utilizados. Com opção de mais de 25.000 meios de hospedagem, espalhados por mais de 180 países, é possível fazer reservas em hotéis, hostels, pousadas, e campings em todo o mundo. Com grande variedade de informações sobre cidades e meios de hospedagem através de vídeos, guias e itinerários, o viajante pode escolher a opção que mais se encaixa em seu perfil.

Presente também nas redes socias: facebook, twitter, youtube, stumbleupon, e flickr, não só o hostelworld, mas outros sites são divulgados por redes socias e principalmente pelos próprios usuários.

Confira alguns deles:
hostelworld.com
hostelbookers.com
holahostel.com



CouchSurfing

CouchSurfing é uma nova tendência no turismo internacional, se trata de um site em que os usuários cadastrados oferecem um sofá para q outras pessoas se hospedem. Mas não é necessário oferecer o sofá para participar, é possível entrar apenas como viajante. Cada usuário dispõe de informações básicas para que os interessados possam entrar em contato. É uma maneira bem diferente de entrar em contato com outras culturas e presenciar boas experiências.

O site possui vários mecanismos de segurança, principalmente quanto ao conteúdo do que é postado. Você pode ler as referências da pessoa, que são avaliações escritas pelos outros membros sobre as experiências que eles tiveram com ela. Você pode ver se ela recebeu um atestado de confiança de alguém, um gesto que os membros usam para indicar alguém em quem eles confiam plenamente.

Em 2010, o site alcançou 2 milhões de pessoas cadastradas, espalhadas por todo o mundo. Para se tornar membro, é necessário pagar uma taxa de adesão. Para maiores informações, acessem o site:
Particularmente, gostaria de visitar este sofá

Hostel e Albergues da Juventude - A opção mais alternativa e econômica do momento.

São mais de 90 Hostels - Albergues da Juventude espalhados pelo Brasil, em vários estados da federação. Situam-se em: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
No Brasil a diária varia entre R$20,00 a R$45,00. O Brasil está entre os quinze países mais bem servidos deste meio de hospedagem em todo o mundo, sendo líder na América Latina.

FAÇA SUA CARTEIRINHA E ENTRE PARA A "NOVA GERAÇÃO" DE HOSPEDAGEM:  http://www.hostel.org.br/pg.php

VEJAM O BLOG DE UMA PRATICANTE DE COUCHSURFING

http://eumoroondevocetiraferias.wordpress.com/author/eumoroondevocetiraferias/

Muito bom gente !

Um pouco sobre Couchsurfing !

Muita gente se perguntado o que é esse tal de Couchsurfing . Resolvemos então tentar explicar um pouco desse mundo complexo e fascinante. Importante deixar claro que não estamos fazendo propaganda, pois o site é totalmente gratuito. Estou contextualizando um mundo que está intimamente ligado às viagens e suas histórias.
Para quem não tem a menor idéia do que se trata, vamos resumir. O Couchsurfing tem como lema "O mundo é menor do que você pensa". Ele funciona como um intercâmbio entre viajantes do mundo todo, das mais diferentes maneiras. Você tem eventos nas cidades, pode mandar mensagens para quem tem interesse em conhecer (não é site de relacionamento, estamos falando de interesse cultural) e pode hospedar e ser hospedado quando viaja.
É proibido cobrar por essas atividades e quem o faz, se denunciado, é expulso da comunidade.
O seu perfil no site tem que ser bem completo e, à medida que você se envolve na comunidade, recebe referências e "vouchers" que ajudam a quem te procura saber que está lidando com alguém confiável.
Alguns enxergam nada mais que um jeito de economizar estadia em suas viagens. Mas o CS não é isso. O CS, como costumo dizer, é um resgate do lado bom da humanidade. De acreditar, de estar disposto a interagir com o outro no que ele tem de melhor pra dar e você para oferecer.
Não, não é sempre um mar de rosas. Mesmo com o sistema de referências sempre aparece gente estranha. Gente que não respeita o seu espaço ou que não te faz sentir bem no espaço dele. Nesse caso, você sempre tem o direito de ir embora ou pedir para saírem. Mas isso poderia acontecer com amigos, parentes ou em qualquer outra circunstância.
visite o site e seja mais um integrante: http://www.couchsurfing.org/ 



Ministério do Turismo invade as redes sociais

embratur_redes_sociais

Todos os dias nós vemos muitas notícias sobre redes sociais por aí e, essa semana, uma me chamou a atenção em especial: a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) está lançando o Brasil no mercado internacional, utilizando as redes de relacionamento que mais crescem, o Facebook, o Twitter, a Hi5 e o Flickr.
Nas palavras do diretor de marketing Walter Vasconcelos:
“As redes  sociais  são de fácil acesso, além disso, podemos divulgar informações em tempo real e que são propagadas pelo próprio usuário. Isso significa que não é apenas uma ação feita pela Embratur, são formadores de opinião divulgando o Brasil no mercado internacional e que replicam os conteúdos gerados por nós,  esse   é o diferencial  destas redes.”
E tem mais, o Instituto está desenvolvendo um canal exclusivo no You Tube para compartilhar mapas de roteiros turísticos brasileiros no Google Maps.
Bacana olhar sobre o ponto de vista que comentei no Estagiaridade, da importância de grandes empresas ou instituições de peso darem esse passo rumo às mudanças que a gente tanto fala.
Tomara que sirva de exemplo para potencializar ainda mais a adoção dos canais.



Turismo e redes sociais: porque devem andar juntos?

Segundo a empresa de pesquisa de mercado na área de viagens PhocusWright, o networking social é uma das ferramentas mais poderosas actualmente em turismo. Salientam que as redes sociais usadas com fins relacionados com viagens tem crescido mais que a própria indústria do turismo, sendo o Facebook e o TripAdvisor os mais populares, este último com 35,382,000 visitantes mensais.
Na área do turismo e viagens as recomendações e opiniões isentas são de extrema importância. É por isso mesmo que os sites de “reviews” online de restaurantes, hóteis, locais, etc, abundam pela web e têm tanto peso nas decisões dos viajantes. Além disso, o que as pessoas fazem nas férias? Tiram fotografias e videos. Até um simples post ou foto de um determinado local de férias pode ser actualmente adicionado por telemóvel no Facebook em tempo real enquanto a pessoa visita o mesmo. As redes sociais permitem assim partilhar as experiências das suas férias com o mundo. E o que são as redes sociais senão a partilha de conteúdo?
Patricia Brusha (hospitality.net) afirma que existem vários tipos de perfis diferentes de utilizadores das redes sociais relacionado com viagens e turismo:
15-25 anos: Redes Sociais: mySpace, Facebook e Youtube. As preferências vão para a partilha de experiências de viagens, videos e fotos.
30-45 anos: Redes Sociais: tripadvisor, travelpod, tripit, Wiki. Usam ferramentas e recursos e preferem visitar grupos relacionados com determinados nichos: comida gourmet é um óptimo exemplo. Adoram visitar e escrever em sites de “reviews”.
Profissionais da área do turismo: Redes Sociais: Linkedin, Plaxo, FastPitch, wiwih e Twitter: Juntam-se a associações profissionais relacionadas com turismo.
+ de 45 anos: Redes Sociais: Exploram devagar as redes sociais disponíveis, sentem-se intrigados pelas mesmas mas ao mesmo tempo confusos. Necessita de ter páginas simples com FAQ’s e “calls to action” também simples.
5-9 anos: Redes Sociais: Webkinz, Disney, Nickelodeon e Barbie! Querem aprender, ganhar prémios e recompensas. Pense em ter uma zona para crianças no seu website, são uma parte muito importante no processo de decisão!
Algumas oportunidades a considerar na utilização das redes sociais na área do turismo:
  • Utilize-as para SEO: a maioria das redes sociais são websites de grande autoridade junto dos motores de busca. Ao ter a sua presença e links nas mesmas, está a ajudar a aumentar o ranking do seu website no Google e noutros motores de busca.
  • Novos clientes: Usando novos canais diferentes do habitual está a aumentar a probabilidade de chegar a novas pessoas, ajudando as mesmas a encontrá-lo de outras formas além do website podendo assim ganhar mais clientes novos.
  • Comunicação efectiva: Sabendo o que dizem de si nas redes sociais e participando da comunicação cativa e potencializa a sua relação com actuais e potenciais clientes, passando uma imagem de credibilidade e confiança.
  • Passa-palavra: O chamado “word of mouth”, uma ferramenta poderosa na área do turismo. As pessoas que estão nas redes sociais relacionadas com viagens são ávidas por informação relevante e original. Quando a obtêm, facilmente a passam a outras pessoas, obtendo assim um efeito viral.
  • Gestão da reputação online: Estando presente nas redes sociais e fazendo uma monitorização e controle constante das mesmas consegue gerir a imagem da sua marca nas mesmas.
  • Tecnologia divertida! Se nunca pensou que utilizar as redes sociais pode ser divertido, então na área do turismo tem uma oportunidade excelente de utilizar todas as ferramentas e aplicações online que o podem ajudar a criar conteúdo original e divertido que o irá ajudar a atrair potenciais clientes: videos, artigos, ebooks, widgets, álbuns de fotos, grupos de discussão, eventos online, concursos, etc.
  • Fazer parcerias com marcas que o completem: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, em 99,9% dos casos não está sozinho. Viajar é uma experiência com muitos componentes. Dependendo da sua área, efectuar parcerias online com agências de viagens, empresas de transportes, restaurantes, empresas de actividades, hóteis, etc, pode completar a sua presença e oferta nas redes sociais.
  • Dar a conhecer a sua região: Qualquer que seja o seu negócio na área do turismo, este está inserido numa determinada região que as pessoas pretendem visitar e conhecer. Não se limite a dar a conhecer o seu hotel ou restaurante, seja criativo e use as redes sociais para dar mais às pessoas ajudá-las a conhecer a sua região, criando um apetite maior por visitar a mesma.
No mundo das redes sociais online ligado ao turismo e viagens, podemos dizer que os potenciais viajantes querem o mesmo que leram de outros viajantes: aquela viagem fantástica com tudo que têm direito. Só tem de ir onde eles estão.


Fonte: http://www.digitalmarketing.pt